Relatório da Operação Pantanal: Há pontos de fumaça em Maracangalha e no Morro do Urucum 

São 97 bombeiros militares em Mato Grosso do Sul atuando no combate as chamas

17/07/2024 às 10:48 atualizado por Luiza Vonghon - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

Segundo o boletim, existem pontos de fumaça que estão concentrados dentro da área queimada, um na região de Maracangalha e outro na região do Morro do Urucum. Após o combate finalizado em Maracangalha, as equipes em campo realizaram rescaldo em pontos quentes compostos por material lenhoso dentro da área queimada. A região não apresenta focos ativos há mais de um dia, porém segue em vigilância a fim de evitar reignição. A ação de resposta na área no Morro do Urucum teve combates nas encostas. No local foi feito aceiro e rescaldo.

São 97 bombeiros militares do CBMMS. Existe também o apoio efetivo de 80 militares da Força Nacional de Segurança Pública, além de militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

FROTA 

São 12 aeronaves dos Governos Estadual e Federal, sendo 4 “Air Tractor”, 7 helicópteros e 1 cargueiro KC390 Millenium. A frota ainda conta com 5 caminhões de combate a incêndio, 6 embarcações, 10 caminhonetes do CBMMS e 24 caminhonetes da Força Nacional, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.

PREVISÃO DO TEMPO

As condições climáticas apresentam um cenário relativamente favorável para as operações de combate. A temperatura na região variou entre 15 ºC e 24 ºC, o que pode ser considerado um intervalo moderado para a atividade. A umidade relativa do ar ficou em 37%, o que, apesar de ser relativamente baixa, não é tão crítica. Os ventos sopraram a uma velocidade de até 10 km/h, provenientes do sul. Os especialistas alertam que, mesmo em condições favoráveis, a vigilância deve ser mantida, pois mudanças rápidas no tempo e temperatura podem alterar o cenário e impactar as 
operações.

ÁREA QUEIMADA EM MS

Desde o começo do ano até 16 de julho, quase 593 mil hectares foram queimados no Pantanal sul-mato-grossense, o que corresponde a 6% do total de 9 milhões de hectares da região pantaneira no Estado. O aumento chega a 147% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram queimados 239,4 mil hectares - considerada até então, a pior temporada de incêndios. Os números são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

FOCOS DE CALOR 

Os focos de calor detectados via satélite chegam a 3.099 de janeiro até 16 de julho, 
segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Aumento de 38,7% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram 2.235 registros.

O Pantanal de Mato Grosso do Sul tem 9 milhões de hectares, correspondendo a 65% do total da região pantaneira que ainda se estende ao Mato Grosso, Paraguai e à Bolívia. O bioma passa pela pior estiagem dos últimos 70 anos.

 

Informações: Boletim Diário Operação Pantanal 2024


Últimas Notícias